Menu
Doações
       
Paróquia São Martinho de Lima - Arquidiocese de Curitiba - Paraná - Brasil
Avisos Paroquiais
,
Início | Missas | Pastorais e Movimentos | Blog | Galeria de Fotos | O Padroeiro | Como Chegar | CPP | Contato


Cerco de Jericó na Paróquia São Martinho


Datas do Cerco de Jerico
na igreja matriz da Paróquia São Martinho de Lima



1. O que é o Cerco de Jericó

Segundo a tradição católica, o Cerco de Jericó é uma campanha de oração que dura sete dias e sete noites, baseada na história do livro de Josué – quando é narrado que, após o exército israelita marchar por sete dias em torno de Jericó, seguindo as instruções divinas passadas por Deus a Josué, os muros da cidade vieram ao chão.
Por isso, o principal objetivo da oração do Cerco de Jericó é “quebrar” barreiras e muros da nossa vida, ou seja, medos, desafios e incertezas que nos atrapalham.

2. Como Surgiu o Cerco de Jericó

O Santo Padre João Paulo II devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91o aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui, começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim.

Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar, na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.”

No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo”.

Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a monsenhor Stefano Barata, bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele se alegrou com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso”, para maior facilidade na sua organização. Então, deu-se o nome de “Cerco de Jericó” a esta iniciativa.

O padre-diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita do Santo Padre. Dizia ele: “Seria melhor em abril.” “Mas a Rainha do Céu deu ordens para se organizarem esses Rosários permanentes na primeira semana de maio”, respondeu o Sr. Anatol. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações.


Fonte: Prof. Felipe Aquino - Canção Nova