Voltar
Cerco de Jericó - História

Papa João Paulo II

O Cerco de Jericó é uma prática devocional católica que consiste em sete dias e seis noites de oração, geralmente com missa e exposição do Santíssimo Sacramento, com o objetivo de alcançar uma graça, em especial.

A inspiração para essa prática vem da história bíblica narrada no livro de Josué, capítulo 6, onde os israelitas, sob a liderança de Josué, cercam a cidade de Jericó por sete dias e, ao som das trombetas e com gritos de guerra, as muralhas da cidade caem no sétimo dia, permitindo a conquista da cidade.
Origem
A origem do Cerco de Jericó, como prática devocional, teria surgido na Polônia, no final do século XX, entre 1978 e 1979, quando o Papa João Paulo II, eleito papa em 16 de outubro de 1978, teria sido proibido de visitar a Polônia, pelo governo comunista.

A história fala que aproximadamente um ano após o Papa João Paulo II ser eleito Sumo Pontífice da Igreja, ele tentou visitar a Polônia, seu país natal, que naquele momento estava sob o Regime Comunista e o visto que autorizava a ida do Bispo de Roma à sua pátria foi negado.
A visita do Papa era por ocasião do 91.º aniversário do martírio de Santo Estanislau, que foi bispo de Cracóvia e deu a vida em nome do Evangelho de Cristo e tem grande veneração na Polônia.


Autorização pela Igreja
O bispo de Czestochowa e presidente da Comissão Mariana do Episcopado, monsenhor Stefano Barata, na época, escutou o apelo dos fiéis e uma suposta mensagem que Nossa Senhora havia confiado a uma alma piedosa na Polônia, autorizou que se fizesse pela primeira vez o Cerco de Jericó, nome que ele mesmo sugeriu ao momento de oração.

A partir da Polônia, a prática se espalhou para outros países, inclusive o Brasil, onde se tornou bastante popular.

Nossa Senhor
de Czestochowa,
Padroeira da Polônia


No Brasil
O Cerco de Jericó, embora não tenha sido criado pela Renovação Carismática Catolica (RCC), do Brasil, é por ela difundido, praticado e incentivado.

O Cerco de Jericó é uma prática que tem ajudado muitas pessoas a se aproximarem de Deus e a alcançarem as graças que desejam.

Vídeo sobre o Cerco de Jericó


Padre João Marcos Polak, da Comunidade Canção Nova,
falando sobe o Cerco de Jericó